Pedra de corisco encontrada na Vila Pintada. Pertence a Maria de Laá. |
Pedra de corisco encontrada no Sitio Melancia I. Pertence a Celimar. |
Pedra de corisco encontrada no Sitio Pinhão. Pertence ao Senhor Zacarias. |
Muitos estudiosos de diversas áreas de conhecimento tentam explicar o que seria isso, e eis as explicações:
1-Arqueologia.
Artefatos de pedra polida que foram utilizadas por nossos primitivos habitantes para os mais diversos fins. São principalmente machados, almofarizes, batedores de sementes, amoladores e outros artigos que foram largamente empregados nas mais diversas atividades cotidianas na Idade Neolítica.
2-Geologia.
Dá-se o nome de fulgurito (popularmente pedra-de-corisco ou pedra-de-raio) o material formado pela fusão de minerais ou rochas pela ação de um raio. Ao atingir o chão, a altíssima temperatura da descarga elétrica funde o material que encontra e pode, nesse processo, formar uma nova substancia mineral. É um processo natural e inorgânico, que produz uma substancia sólida, homogênea e de composição química definida. Não tem, é verdade, estrutura cristalina, mas assemelha-se à obsidiana e aos tectitos, justificando-se portanto seu estudo junto com os demais minerais.
3-Sabedoria Popular.
É a pedra que vem na ponta do raio, e é enterrada a sete palmos de profundidade, aflorando um palmo por ano até chegar à superfície. Depois de sete anos da queda a pedra volta para o céu sendo carregada pelo mesmo raio.
Afinal, quem está certo?